top of page

Cuidados com a pelagem

Atualizado: 7 de dez. de 2020

É inegável que todos desejamos que nossos cães mantenham uma pelagem bonita, volumosa, brilhante.


Essa aparência é influenciada principalmente pela genética do animal, clima, manejo, saúde e alimentação.


É recomendado utilizar uma alimentação super premium e manter uma escovação frequente.


Para pelagem dupla e curta é recomendado utilizar escovas rasqueadeiras, e para pelagem dupla longa escova de pinos.


Lembrando que há duas trocas completas de pelagem no ano, uma durante a primavera e uma no outono.


Não havendo falhas na pelagem na época de troca não é necessário preocupação.


Contudo, caso o cão esteja perdendo demasiado pelo fora de época é necessário uma avaliação pelo médico veterinário, visto que pode ser sintoma de algumas doenças graves.


Sobre os banhos, tanto cães de pelo curto e de pelo longo não necessitam de banhos frequentes, podendo ficar meses sem serem banhados, mas vendo a necessidade, pode ser feito banho de 15 em 15 dias, utilizando produtos apropriados e secando bem a pelagem.


Além disso, motive o cão a pegar sol no início da manhã e final da tarde, isso também auxilia a manter a pelagem bonita. Para manter um bom volume mantenha escovação diária, e se possível utilizar assopradores ou levar o cão brincar em áreas com vento.


Para evitar qualquer problema na pele, mantenha sempre o local para o cão deitar bem seco e limpo, muitos dos casos de dermatites estão associados a deitar em local molhado ou úmido.

Essa pelagem dupla possui uma dupla função, a camada inferior é um isolante térmico, formada por fios finos e macios, como uma lã, já a camada superior tem a função de impedir a passagem de água e do vento, mantendo assim o cão seco e na temperatura ideal.


Contudo, por exemplo ao deitar em um piso molhado ou ao tomar banho, a água alcança o subpelo e a pele, e caso não seja removida ela motiva a proliferação de fungos e bactérias, podendo causar sérios danos à pele.

32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Qual alimentação utilizar?

Esse post tem por objetivo falar de forma breve sobre a alimentação recomendada para cães de porte grande e ativos, como o pastor alemão. A alimentação tem um impacto direto em diversas áreas do organ

Post: Blog2_Post
bottom of page